As medidas adotadas na prevenção ao contágio do Covid-19 não impedem a união de forças de organizações de todo o planeta para a mobilização das causa ambientais. Pelo contrário, a crise humanitária que vemos com a pandemia só demonstra a importância de fortalecermos as ações pontuais nas questões climáticas. Por isso, nós do Instituto Limpa Brasil realizamos uma união de forças com o Earth Day Network Latin America e The Climate Reality Project Brasil, para promover um dia inteiro de mobilização nesta quarta-feira, 22 de abril – data em que o movimento Dia da Terra celebra 50 anos de ações em prol da consciência ambiental, sustentabilidade e preservação da vida no planeta.

Os 50 anos do Dia da Terra vai conectar milhões de pessoas como uma só comunidade global na luta para proteger o bem-estar e a saúde do planeta e da sua população. Juntos, realizamos uma das maiores integrações mundiais de organizações, instituições, empresas e grandes lideranças que vão usar a internet e as mídias sociais para espalhar, por várias vozes, uma só mensagem: ação climática, o maior desafio para o futuro da humanidade. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa vai acontecer de forma totalmente on-line com 8h de palestras, lives, protestos virtuais, aulas e diversas outras ações.

A iniciativa conta com apoio e presença de líderes religiosos ilustres e proeminentes, defensores do meio ambiente, celebridades, músicos e funcionários, bem como funcionários das instituições públicas e lideranças políticas. Serão vídeos em primeira pessoa em que eles vão demonstrar o seu compromisso com o nosso planeta. Entres eles, estão o Papa Francisco, Al Gore, fundador do Climate, Patrícia Espinosa, Zac Efron e muitos outros.

Esse é o grande aprendizado dos 50 anos do Dia da Terra. Podemos nos mobilizar, mesmo que à distância e  não precisamos parar por conta de grandes desafios. Em verdade, é com eles que devemos permanecer na luta pelo que é correto, incluindo a preservação da vida no nosso planeta por meio de ações de consciência e redução dos danos causados pelas mudanças climáticas. 

As mídias sociais mostram mais uma vez o seu poder para a disseminação de informação e conteúdo importante para a conscientização sobre assuntos essenciais da humanidade. Durante todo o dia, também serão realizadas uma série de lives nas mídias sociais do @earthdaynetwork, @limpabrasil e @climaterealitybrasil. A pauta trará discussões como as motivações para o engajamento diário de voluntários para atuação em ações ambientais de preservação do planeta, preservação dos oceanos, o problema do plástico, a mobilização em tempos de pandemia, alternativas e soluções sustentáveis, bem como a relação entre a degradação ambiental e o surgimento de novas doenças. 

Entre os convidados, estão Aleksándro Souza, professor de Engenharia Química da Uninassau, Jean Pelicario, líder do Teoria Verde, Sebastião Carlos dos Santos, protagonista do documentário Lixo Extraordinário, Claudia de Oliveira Cunha, líder do Mares Sem Lixo, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza (Abrelpe), Ricardo Reis Chahin, gerente da divisão do Programa de Uso Racional da Água da Sabesp, Francisco Eduardo Matarese Brasileiro, fundador da RECADO, e também os vereadores da cidade de São Paulo, Caio Miranda e Soninha Francine. 

FIQUE SABENDO

Todos os participantes das ações promovidas pelo Instituto Limpa Brasil ganham recompensa oferecidas pela Gooders, startup de engajamento social. Os inscritos recebem, com a participação, um certificado, válido como atividade de horas complementares em instituições de ensino, e também ganham 10 moedas Gooders, que valem como desconto e outros benefícios em lojas parceiras. 

SERVIÇO #DIADATERRA

Quando: 22 de abril, das 11h às 19h

Informações e Inscrições: https://bit.ly/2XCwvJZ  Onde: Por meio das redes sociais das organizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *