Saiba como uma área verde pode beneficiar a saúde, ecossistema e até a economia

A preservação de áreas verdes nunca foi tão fomentada, como vem sendo nos dias de hoje.

Afinal, as drásticas mudanças climáticas ocasionadas pelo desmatamento abundante, estão ai para nos alertar que é preciso agir antes de consequências ainda mais devastadoras.

Só neste ano de 2020, o total da área desmatada na Amazônia já é maior que a extensão territorial da cidade de São Paulo, segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

E se esse ritmo de desflorestamento continuar, já imaginou o que pode acontecer com o ecossistema, com a nossa saúde a até com a economia do país?

Pensando nisto, nós da TRUH., empresa que garante o acesso a opções sustentáveis e saudáveis nos segmentos de limpeza, higiene e alimentício visando à redução dos impactos ao Meio Ambiente; vamos destacar as principais consequências da falta de árvores, inclusive, a importância desses organismos na nossa vida.

Mais árvores, mais saúde

Para começar a numerar as vantagens das árvores na nossa vida, nada melhor do que abordar os benefícios para a saúde do ser humano.

As árvores fornecem a maior parte do oxigênio que precisamos para sobreviver, pois através do seu processo de fotossíntese, absorvem a luz solar e gás carbônico do ar, transformando-o em oxigênio.

A rica variedade de espécies de árvores ainda possibilita o fornecimento de componentes importantes para fabricação de medicamentos e outros recursos essenciais da vida humana.

Há também estudos que garantem o benefício psicológico e energético propiciado pela presença e contato com as árvores.

Entre os efeitos, o pesquisador e autor do livro “Blinded by Science”, Matthew Silverstone, afirma que ao abraçar uma árvore, há um controle maior da hiperatividade, transtorno de déficit de atenção e até depressão.

Árvore como o coração do ecossistema

Essenciais para o equilíbrio do nosso planeta, as árvores são consideradas o coração do ecossistema, afinal, sem elas, não existe vida.

Ainda falando sobre sua função de fotossíntese, as árvores são os filtros para a limpeza do ar atmosférico, onde além de capturar o gás carbônico, ajudam a manter a umidade do ar e regularidade das chuvas, por meio da evapotranspiração.

A Evapotranspiração acontece quando as árvores captam a água, seja da chuva ou solo, canalizam energia da radiação solar para converter esta água líquida em vapor e depois a libera na forma gasosa, estimulando a formação de nuvens e chuva.

Este processo mais o fornecimento da sombra, também reduz a temperatura do ambiente, o que diminui a necessidade de refrigeração artificial, e logo, a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Além disso, protege a fauna servindo de abrigo para várias espécies de animais e fornecendo alimento, inclusive, para os seres humanos.

A aplicabilidade econômica das árvores

Em meio a todos esses benefícios climáticos e condições básicas para a vida humana, animal e vegetal, também não podemos esquecer das vantagens relacionadas à utilização da matéria-prima provinda da árvore, que gera renda e influencia toda a economia do planeta.

Segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas), aproximadamente 1,6 bilhão de pessoas, incluindo mais de 2 mil culturas indígenas, dependem das florestas para comida, combustível, abrigo e renda.

As árvores alimentam a indústria de carvão, papel, borracha, entre inúmeros outros produtos cosméticos, alimentícios e medicamentos extraídos de todas as suas partes, desde a seiva, madeira, goma, celulose, casca até as folhas.

Na construção civil é um item primordial usado na edificação de casas, coberturas, fabricação de móveis, entre outras propriedades arquitetônicas e decorativas.

Alguns tipos ainda fornecem frutos e brotos essenciais para a alimentação e indústria alimentícia.

Como seria um planeta sem árvores?

Visto todas essas funcionalidades e benefícios das árvores, já é possível imaginar que sem esses organismos do reino vegetal, o nosso planeta não teria parte da biodiversidade e vida certo?!

Mas imaginemos então um cenário mais próximo da realidade, contando apenas com a redução do número de árvores no ecossistema, como isso afetaria nosso dia a dia.

Primeiramente, a redução drástica das árvores poderia resultar em diversos desastres ecológicos. A começar pela seca.

Como já mencionamos, as árvores são como bombas hidráulicas, que sugam a água do solo e depositam na atmosfera em forma de vapor, o que resulta na formação de nuvens e chuva.

Com a quantidade de árvores reduzida, a probabilidade de haver chuva seria baixíssima e como exemplo, temos o Deserto do Atacama, onde há regiões que estão a mais de 500 anos sem chuva.

Também pode ser gerado um efeito contrário, o de inundações, pois as árvores são responsáveis por reter parte da água da chuva, evitando o sobrecarregamento de rios e lagos, protegendo a biodiversidade costeira. Além disso, mantém o solo no lugar eliminando o risco de deslizamentos e erosões maciças.

O que podemos fazer para mudar esta realidade?

Há pequenas ações que podem refletir na redução do desmatamento e preservação das árvores.

Saiba que algumas escolhas diárias podem conduzir este propósito, principalmente ligadas ao consumo. Priorizar marcas e empresas verdes é uma delas.

E o que são empresas verdes? São aquelas que produzem sem afetar o Meio Ambiente ou realizam ações para diminuir os impactos causados pelos seus produtos ou meios de atuação, como é o caso da TRUH.

A TRUH., além de utilizar embalagens com plástico 100% reciclado, reciclável e biodegradável, fornece produtos naturais que não afetam o Meio Ambiente, nem a saúde humana; inclusive, realiza ações específicas, que visam mudar esta realidade preocupante do desmatamento.

O plantio de árvores e restauração de áreas degradadas são algumas das ações verdes da TRUH. Desta forma, a empresa potencializa os cuidados com o Meio Ambiente e a vida no planeta, além de estimular um hábito mais saudável e sustentável entre seus clientes com o consumo destes produtos ecologicamente corretos. Para estender ainda mais a abrangência de plantio consciente, alguns produtos da marca são enviados junto a um papel-semente, com o objetivo de estimular os clientes a plantarem uma árvore também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *