Mesmo em meio aos desafios que enfrentamos no momento, é importante termos um tempo para refletir sobre um tema igualmente importante e que impacta no nosso dia a dia. Estamos falando sobre a água. Esse mês tem nos provocado a pensar o nosso relacionamento com a vida, nossos costumes e também a repensar no nosso relacionamento com o uso e consumo de água – especialmente porque neste dia 22, celebramos o Dia Mundial da Água. 

Nós, do Instituto Limpa Brasil, apoiamos o Movimento Água Corrente, idealizado pelo Instituto Atitude Brasil, que assim como nós, tem o propósito aglutinar mais pessoas em torno da causa ambiental e engajar a sociedade com ações contínuas que despertem consciência. E sobre a água, ressignificarmos a relação de cada um com bom uso da água e à prevenção da poluição dos recursos hídricos, além de promover uma relação de afetividade com esse bem comum e divulgar soluções possíveis no dia a dia para economizar água. 

Até porque há muitas coisas que as pessoas podem fazer de forma individual e coletiva, partindo do princípio de que é preciso ter consciência de como a água é valiosa. Por isso, o Dia Mundial da Água, que será comemorado este ano em 22 de março, tem como tema ‘Natureza e mudança climática’, com o objetivo de destacar como a água e as mudanças climáticas estão ligadas.

Você sabe que…

De toda a água que existe no planeta, 97% é salgada e não podemos beber. Tirar o sal da água é um processo que custa muito caro e inviável atualmente. Dá uma olhada:

???? Desses 3% de água doce restante, 2% está presa em geleiras nos polos do planeta. Para nós, seres humanos, resta apenas 1% e a maior parte disso se encontra no subsolo, onde o acesso é difícil e caro de retirar. 

???? O desperdício de água tratada, ou seja, a água que usamos em casa, chega a 37%. Podemos dizer que desperdiçamos quase metade da água a que temos acesso.

???? Levantamento feito pela Comissão Mundial de Águas mostrou que os 500 maiores rios do planeta enfrentam problemas com a poluição. De acordo com estudo feito pela ONG Food and Water Watch, cidades que juntas contabilizam mais de 3,5 bilhões de habitantes vão enfrentar problemas de abastecimento de água em 2025, como consequência da poluição dos rios.

O #DiaDaÁgua???? foi criado com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Para isso, todos os anos abordamos um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. 

É preciso compreender o valor da água. Precisamos reconhecer que cada um de nós, cidadãos, empresas e governos, deve cuidar da água enquanto ainda temos o bastante. Afinal, o desperdício é um dos principais vilões da escassez. É muito importante recuperar nossa consciência histórica com esse bem comum. Precisamos salvar a água!

Conscientes do atual momento, separamos algumas ações que você pode fazer neste exato momento e na sequência quando a atual pandemia estiver sob controle. Venha com a gente neste movimento que não é só este mês, mas todos os dias do ano! Faça a sua parte com:

???? Reduzir o consumo de água – em casa, na escola, no trabalho, etc;

???? Eventos online;

???? Ensinar crianças em casa, promover brincadeiras lúdicas, leituras e conteúdos didáticos como documentários e reportagens.

????Participe da campanha da coleta de Óleo e Bituca de Cigarros, dois grandes poluidores da água durante este período. Faça a coleta e separação para que, após a crise, possamos fazer a destinação correta para cuidar, preservar e usar de forma consciente.

Para após a crise do COVID-19

???? Formação de grupos para limpezas de florestas, rios, parques locais/municipais/estaduais e praias;

???? Reduzir o consumo de água na escola, no trabalho, etc;

???? Criação de Comitê de Planejamento para abordagem do tema;

???? Apresentação ou exibição de filmes sobre o tema em escolas;

???? Oficinas e/ou palestras abordando o tema;

???? Implantação de reciclagem/compostagem;

???? Plantio em nascentes e outros locais.

????PARTICIPE das ações promovidas pelo Instituto Limpa Brasil. Saiba mais e como vamos realizá-las durante a pandemia em: https://www.limpabrasil.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *