As vantagens de alimentos sem transgênicos - TRUH. Potentes e Sustentáveis

As vantagens de alimentos sem transgênicos

As vantagens de alimentos sem transgênicos

TRUH-Blog-As-vantagens-de-alimentos-sem-transgênicos

Apesar das controvérsias a respeito das vantagens e desvantagens dos alimentos com e sem ingredientes transgênicos, pouco se pode afirmar a respeito da segurança para a nossa saúde no consumo de transgênicos.

Por isso, embora ainda relacionem algumas poucas vantagens em se utilizar esses alimentos geneticamente modificados, o melhor mesmo é consumir alimentos que não contenham transgênicos, para evitar os males que eles possam causar à nossa saúde e também ao meio ambiente.

Aqui nesse texto você saberá mais a respeito do que são eles e quais as vantagens de alimentos sem ingredientes transgênicos.

O que são transgênicos?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre um outro termo, os OGMs, que são os Organismos Geneticamente Modificados. Um OGM é todo organismo cujo DNA foi modificado em laboratório, através de técnicas de Engenharia Genética.

Nos OGMs, são feitas alterações no código genético desses organismos, que podem ser a semente de um alimento, por exemplo, para que ele tenha propriedades melhoradas ou distintas das que tinha anteriormente.

Um transgênico é também um OGM, ou seja, transgênicos são também organismos geneticamente modificados. Porém, para ser caracterizado como transgênico, esse organismo deve ter recebido material genético pertencente a uma outra espécie.

Portanto, os transgênicos são organismos que tiveram o DNA alterado através da inserção de DNA de outra espécie, sendo então criada uma nova espécie com características distintas das originais.

O objetivo principal de se criar uma semente de alimento transgênico, é selecionar características de uma espécie que sejam úteis para outra, como por exemplo, maior resistência às pragas e condições climáticas.

Os alimentos transgênicos são mais fáceis de plantar, crescem mais rapidamente e estão menos expostos a perdas na plantação. Ou seja, em teoria, os alimentos transgênicos seriam melhores do que aqueles que existem na natureza, então qual será o problema com eles?

O risco dos transgênicos para a saúde

Não existe consenso na comunidade científica sobre os efeitos e eventuais riscos de transgênicos para a saúde. Existem, entretanto, diversos estudos que apontam tais riscos – no Brasil, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional já relataram alguns desses problemas. Em alguns países da Europa e também no Japão, os alimentos transgênicos também recebem forte oposição.

Um estudo de 2012, feito com ratos durante dois anos, chegou a considerar alarmantes os seus resultados, que apontaram que os ratos alimentados com transgênicos tiveram um risco três vezes maior de desenvolver câncer.

Embora esses e outros estudos apontem o problema dos transgênicos, eles não são considerados conclusivos, principalmente pela ausência ainda de um estudo que acompanhe resultados por mais tempo, além da pressão da indústria, que lucra muito utilizando esse tipo de semente.

Desta forma, produtos transgênicos entram no mercado sem o necessário estudo sobre os riscos que podem causar.

VEJA ALGUNS DOS PROBLEMAS CAUSADOS PELOS TRANSGÊNICOS:

Segue uma lista com alguns problemas relatados em estudos sobre o impacto do uso de transgênicos no organismo humano:

  • Aumento das reações alérgicas
  • Maior resistência ao uso de antibióticos
  • Alimentos com maior concentração de toxinas
  • Alimentos com maior concentração de agrotóxicos
  • Possível maior incidência de câncer

Ainda assim, o uso de alimentos transgênicos só tem aumentado no mundo todo. Como exemplo, temos a soja, que tem mais de 80% de grãos transgênicos sendo plantados e consumidos no mundo, além do milho, que já conta com mais de 35% de sementes transgênicas.

O Brasil e EUA encabeçam a lista dos maiores produtores de alimentos transgênicos.

Os riscos dos transgênicos para o meio ambiente

O que é chamado de contaminação genética é uma realidade preocupante para o nosso meio ambiente, ameaçando a nossa biodiversidade. A contaminação genética não possui um único efeito observável, pois depende do local de plantação e do tipo de transgênico que é inserido.

Pra tentar explicar o que é isso de uma forma mais simples, nós sabemos que na natureza tudo corresponde a um equilíbrio, por isso, a inserção de um organismo com características que não sejam naturais, vai alterar esse equilíbrio e pode colaborar para a redução ou até mesmo a extinção de determinadas espécies naquele local.

O organismo transgênico consegue contaminar sementes naturais que foram plantadas em locais próximos, que acabam também recebendo as suas propriedades. Até mesmo o pólen já está sendo espalhado com material genético modificado.

Os transgênicos também são considerados responsáveis pelo desenvolvimento de superpragas, cada vez mais resistentes, que ameaçam as lavouras.

As vantagens dos alimentos não-transgênicos

Os alimentos que não vêm de sementes transgênicas ou que não possuem ingredientes transgênicos em sua formulação, em primeiro lugar, já podem nos manter livres dos riscos já comprovados de seu consumo. E como não há estudos significativos que comprovem a segurança dos transgênicos, é bem possível que tais riscos sejam ainda maiores.

A lavoura de transgênicos também necessita de um volume consideravelmente maior de agrotóxicos, colocando mais uma imensa vantagem no consumo de alimentos sem ingredientes transgênicos. O impacto ambiental das lavouras sem transgênicos é menor.

Consumindo alimentos sem ingredientes transgênicos

Enquanto não surgem medidas governamentais contra o uso de transgênicos, ou ao menos que regulamentem melhor o seu uso, exigindo estudos aprofundados antes que sejam aprovados para a plantação e para o consumo, o que se pode fazer a respeito?

Você pode optar pelo uso de produtos e livres de ingredientes transgênicos. Na maioria das vezes, os produtos com transgênicos são identificados com um T dentro de um triângulo amarelo.

Fazendo a sua parte, você se livra dos riscos do consumo de transgênicos e ainda colabora para a preservação do meio ambiente!

Não tem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite e pressione "Enter" para pesquisar

Sua compra

Nenhum produto no carrinho.