Antes de falarmos sobre os seus benefícios, você sabe o que são alimentos funcionais?

Um alimento funcional é aquele que, além de seus valores nutritivos básicos, está associado também a outros benefícios à nossa saúde. Esses alimentos, que ganharam a nomenclatura de funcionais e podem ser legumes, verduras, sementes e grãos, entre outros, possuem componentes ativos com propriedades benéficas à nossa saúde.

Veja a seguir alguns desses componentes e quais são os seus benefícios:

Luteína e Zeaxantina

A Luteína pode ser encontrada em folhas verdes, e a Zeaxantina, no milho, e também na granola TRUH. Elas possuem propriedades que são úteis para a manutenção de uma boa visão, porque nos protegem contra a degeneração macular.

Ômega 3

Este nutriente “famoso”. ajuda na redução do LDL e do colesterol total, tem ação anti-inflamatória é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina.

Podemos encontrá-los em peixes como atum, salmão, anchova, arenque e sardinha. Também estão presentes em diversos alimentos de origem vegetal, como na linhaça, chia, e amendoim ( ou pasta de amendoim) – todos presentes na linha de produtos da TRUH.!

Sulfetos alílicos

Eles estão presentes no alho e na cebola. Ajudam a reduzir o risco cardiovascular, além de estimularem a produção de enzimas protetoras contra o câncer gástrico.

Fibras e Prebióticos

Outros componentes de fácil acesso, que podem ser encontrados nos grãos, alimentos integrais em geral, frutas, legumes e vegetais – ou seja, estão presentes em vários produtos da TRUH. como  arroz, aveia, feijão, linhaça, chia, granola e aveia.

Eles melhoram a nossa saúde intestinal, controlam os níveis de colesterol e reduzem o índice glicêmico dos alimentos.

Resveratrol e Quercetina

São componentes que podem ser encontrados na casca da uva, no suco de uva integral, na uva passa, no vinho tinto e na maçã, sendo também responsáveis pela redução do risco cardiovascular, além de inibirem a formação de carcinógenos, coágulos e inflamações. Estes nutrientes estão presentes na nossa granola, que tem uva passa em sua composição.

Isoflavona

É encontrada na soja, nas leguminosas, no amendoim (olha as pastas de amendoim da TRUH aí de novo!), nos legumes e ervilhas, sendo eficaz no alívio dos sintomas da menopausa (funciona muito bem na minha prática clínica). Também reduz o risco de doenças cardiovasculares, da osteoporose, do câncer de mama e do câncer de próstata.

Catequinas

Seus benefícios são de fácil acesso, já que são encontradas na uva, no morango, no chá preto ou verde e na uva passa – ou seja, também estão na granola TRUH.! Têm importância no tratamento das doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer.

Licopeno

Este nutriente pode ser encontrado no tomate, na goiaba e na melancia. Funciona como um potente antioxidante, além de conferir proteção contra o câncer de próstata.

Lignanas

Estes nutrientes ajudam na inibição de tumores hormônio-dependentes, atuam como um fitoestrogênio e auxiliam na função imunológica. Podem ser encontrado  no centeio, nós moscada e nas nossas sementes de linhaça.

Fitoestrogênios

Contribuem para a saúde óssea, função cerebral e função imunológica e são encontrados, por exemplo, no feijão.

Citamos aqui alguns componentes ativos e seus benefícios, além dos alimentos funcionais que são suas fontes naturais.

Vale lembrar que os alimentos funcionais e seus componentes ativos não são medicamentos, nem curam doenças. Não adianta manter maus hábitos físicos e alimentares, tentando recuperar com a ingestão esporádica de alimentos funcionais.

Ou seja, tomar um chazinho depois de uma refeição junk food não tem efeito algum!

Seus benefícios vêm em conjunto com uma dieta balanceada e a regularidade de uma alimentação saudável e rica desses alimentos funcionais, além da prática regular de atividades físicas.

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