Construindo memórias (com sucata!) - TRUH. Potentes e Sustentáveis

Construindo memórias (com sucata!)

Construindo memórias (com sucata!)

Blog-construindo-memórias-com-sucata

É impressionante como a maternidade mudou a maneira como me relaciono com o mundo, em quase todos os sentidos, mas principalmente no que diz respeito ao planeta.

Antes de ser mãe, o máximo que eu fazia era reciclar o lixo de casa e tomar cuidado pra não deixar nada na areia da praia. Hoje, eu já retiro as coisas da embalagem pensando em qual brinquedo elas podem se transformar. E elas se transformam muito! E assim criamos algo novo, nem que seja um momento gostoso quando o brinquedo de sucata dá errado!

Estamos ocupados em sobreviver; e as crianças?

O Covid-19 nos trouxe um “novo normal”. E esse “novo normal” por enquanto atordoa, assusta, irrita, cansa. Ainda não conseguimos enxergar implicações e oportunidades que estão surgindo com essa nova maneira de viver. Estamos ocupados tentando sobreviver, pagar contas, entender minimamente sobre o que pode acontecer na economia, encontrar maneiras de lidar com a saudade e com o fato de que o mundo está mudando. Mudando pra algo que não sabemos o que será.

Nessa roda viva de mudanças, estou em casa com uma criança, a minha criança, que não gasta mais energia no parquinho ou na escola, que não brinca com os amigos há mais de dois meses, que pede um lanchinho a cada duas horas por pura ansiedade, e que precisa de atenção, porque está se sentindo perdido. Tão perdido quanto eu, mas com o agravante de não ter a menor condição emocional que eu acho que tenho de saber que isso vai passar. Pra uma criança de cinco anos, expressões como nunca mais, para sempre, logo mais, em breve, não significam quase nada.

Cabe a nós, pais, tentar minimizar o impacto disso tudo na vidinha deles, cada um da sua forma.

Trabalhos com reciclagem

Eu escolhi os trabalhos com reciclagem. Por tudo que isso simboliza: transformação, reinvenção, potencializa a criatividade, é um processo terapêutico incrível, desperta o interesse sobre a importância da preservação do planeta, ensina sobre possibilidades de reaproveitamento e experimento. Meu filho estuda em uma escola que tem esses valores, e já estava acostumado a construir brinquedos utilizando sucata. Não foi uma novidade, mas virou um hábito dentro de casa também.

Começamos deixando uma grande sacola (de feira) num canto da sala. Todos os dias, ele fica responsável por colocar na sacola tudo que iria para o lixo reciclável de casa mas que tem potencial para virar algo interessante: rolos de papel higiênico e papel toalha, copinhos de iogurte, garrafas de leite, tampinhas, potes variados, cartolina que vem dentro do pacote de torradas, revistas.

Blog-construindo-memórias-com-sucata-criança-material-reciclado-para-brincar

Construindo memórias

E sempre que percebo que ele está um pouco pra baixo, sugiro uma novidade. Algumas ideias têm vindo da escola, e outras também partem dele!

Seguem alguns exemplos das memórias que construímos:

Blog-construindo-memórias-com-sucata-criança-jogo-de-futebol

Pebolim em caixa de sapato com pregadores e palitos de churrasco.

Blog-construindo-memórias-com-sucata-criança-jogo

“Os três porquinhos”
Porquinhos e lobo feitos de rolo de papel higiênico e alumínio; Casinhas de caixa de macarrão forradas com páginas de revista.

Blog-construindo-memórias-com-sucata-criança-brincando

Jogo de trilha com cartolina e tags de docinho

Livres para testar e se expressar

Não precisamos ser artistas plásticos ou grandes conhecedores das artes manuais.

Precisamos apenas querer! E deixar a criança livre para testar. Muitas coisas vão dar errado nesses testes. Mas as que derem certo, transformarão não só aquele objeto destinado à lata de lixo em algo melhor, mas também as crianças em adultos melhores! Além de, antes de mais nada, ajudar as nossas crianças a expressar sentimentos e exteriorizar suas emoções num momento de vida tão louco!

Não tem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite e pressione "Enter" para pesquisar

Sua compra

Nenhum produto no carrinho.