Cada vez mais as pessoas estão adotando um novo estilo de vida, aderindo ao movimento ‘de volta ao básico’. Mas, então, o que seria exatamente esse retorno ao básico?

Nada mais é que compreendermos a beleza de uma vida simples, dando prioridade o que é essencial a felicidade e bem-estar. Uma vida simples não é privar-se de conforto. Não se trata de ter uma mentalidade de pobreza. É sobre remover as distrações da sua vida, priorizando o que realmente importa.

Novas escolhas moldam a tendência do consumo, que passamos a expressar nossa individualidade, com base nos hábitos de consumo, abandonando o materialismo exagerado, em busca de simplicidade, autenticidade e equilíbrio.

Neste ponto, cada vez mais as questões comuns são consideradas, que seguem desde o meio ambiente, moda e a alimentação. O propósito é tentar ser mais objetivo, ater-se ao verdadeiramente essencial.

Isso não significa que não podemos ter riqueza material, trata-se de não buscar a riqueza a qualquer custo e como objetivo único, mas sim, ampliar o conceito de riqueza para aquela que trás verdadeira paz, alegria, saúde, felicidade!

Afinal de contas, você não pode permitir que o que você possui seja o seu dono – não permita que seus bens o ceguem das coisas mais importantes da vida.

O consumo x Simplificando a vida

O motivo desta tendência manter-se em alta segue com a popularização de certos itens. Em exemplo, no setor de alimentos, os negócios locais, promovem mercadorias frescas e saborosas, porém, visam a redução do impacto ambiental.

Com este ponto promovem materiais de alta qualidade, mas com um melhor custo-benefício. Cada vez mais as pessoas estão auto suficientes e com ideia de cuidar de si mesmo. O cuidado e adoção de medidas preventivas também contribuem para evitar a infelicidade e o desconforto, itens que são mais comuns e não exigem um cuidado profissional.

Com isto é possível optar por aplicativos ou serviços personalizados que possam promover este hábito sem a necessidade de absorver o que as mídias desenvolvem. Esta ideia permite que as pessoas tornem-se versátil e usem novas possibilidades, para que possam coordenar, planejar e desenvolver sua rotina de modo flexível.

O Minimalismo

Quanto menos você possui, menos precisa cuidar.

Quanto menos você possuir, menos precisará substituir.

Quanto menos você possuir, menos dinheiro precisará ganhar.

Quanto menos você possui, mais tempo tem para outras coisas (e pessoas).

Quanto menos você possui, menos coisa precisa proteger.

Nem sempre é fácil querer menos, mas somos capazes de fazê-lo. Comece com a apreciação do que já tem.

Enquanto pensamos no que não temos, esquecemos o que temos. Temos mais do que costumamos perceber. E não precisamos de muitas das coisas que achamos que precisamos.

Muitos de nós queremos estar à vontade e não precisar se preocupar com dinheiro. Está tudo certo com isso, inclusive, seria perfeito se todos pudessem ter isso. Mas não pense que quanto mais você tiver, mais feliz ficará.

Dicas para uma Vida Simples

  1. Aceite a realidade do seu corpo. Não há nada de errado em tentar melhorar seu corpo e saúde, mas aprenda a se aceitar como você é. Há tantas coisas mais importantes para focar, como estar presente e ajudar os outros, que nos enriquecem muito além de nossa aparência física.
  1. Fale sobre suas emoções e dificuldades. Falar sobre como nos sentimos, honestamente, pode nos libertar.
  1. Redefina o que é sucesso para você. Estamos equivocados em achar que o tamanho da ‘conta bancária’ é  sinônimo de sucesso. A verdadeira medida de uma pessoa é definida pela sua gentileza, amor e alegria.
  1. Em um relacionamento, reserve um tempo para perguntar: “Como você está?” Você é casado com seu cônjuge, não com o ‘sucesso’. O trabalho é importante para prover nossas famílias. Mas estar lá para nossas famílias é ainda mais importante.
  1. Pare de olhar para o seu telefone. Esteja presente!
  1. Conheça as pessoas. Pergunte sobre a vida dela. Todo mundo tem uma história, se você estiver disposto a ouvir. Você vai aprender (e ganhar) muito, apenas escutando 😉
  1. Esteja ciente de sua própria história. Você é único(a) e preciosíssimo(a)!
  1. Sem preconceitos, seja ele qual for. Somos todxs seres-humanos, essencialmente idênticos! Torne-se um membro da humanidade.
  1. Ouça o seu coração e siga-o. Todos nós temos uma voz interior que nos guia. Nossos corações costumam nos dizer quando estamos fora do curso. Aprenda a confiar em seu coração.
  1. Lembre-se de que você morrerá um dia. Somos passageiros em um planeta ‘emprestado’ a nós. Enfrentar nossa mortalidade pode ajudar a guiar nossas ações hoje. Podemos remodelar o tipo de pessoa que queremos ser.

Vida simples, Minimalismo, De volta ao básico, seja qual for o nome, conceito e lifestyle que gostaria de ter ou dar, o que importa é colocar em prática a essência de todos eles, simplificando a vida, sermos e não termos, aproveitar o nosso tempo nessa terra e viver sem pressa, eliminando os excessos e vivendo o equilíbrio, sendo livre e feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *