Dieta da felicidade: um caminho para aumentar seu bem-estar emocional - TRUH. Potentes e Sustentáveis

Dieta da felicidade: um caminho para aumentar seu bem-estar emocional

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A vida está corrida, há trabalho, estudos, filhos! Ufa! Ás vezes é difícil manter o bom humor. Além disso, parece que sempre há uma coisinha de nada que consegue nos fazer explodir e estragar um belo dia! Parece que é difícil ser feliz.

Mas e se eu lhe dissesse que a mãe natureza pode te dar uma força para você recuperar os ânimos e se livrar do estresse?

 Ou melhor, as nutricionistas com uma ‘ajudinha’ da natureza! Descobriu-se que o essencial para manter uma dieta, e não encerrá-la, é você se sentir bem com que o está fazendo. Muito mais que uma dieta, devemos ter hábitos saudáveis que certamente vão nos ajudar a sentir-se bem.

O que é a Dieta da Felicidade?

Quando falamos em ‘Dieta’, logo pensamos em um propósito único: emagrecer. Se acrescentarmos a palavra ‘Felicidade’, damos um sentido mais amplo. Agora você pensa: comer para ser feliz.

Na verdade, a Dieta da Felicidade, tem um sentido maior, passando por uma alimentação que deve, obrigatoriamente, contribuir para deixar a pessoa bem e feliz, mas com certeza, tem que ser acompanhada de hábitos e atidudes positivas!

Parece um tanto óbvio, pensando agora – o bem-estar das pessoas deve contar muito mais do que o peso, que não é um indicador perfeito de boa saúde. Logo por que não propor uma dieta focada no bem-estar emocional, evitando o mau-humor e o estresse?

Ora, sabemos da influência dos alimentos em nosso organismo. Por isto, a sua ingestão vai fazer absoluta diferença na sua vida, seja ela positiva ou negativa, a escolha é sua. Na vida real, com emoções e sentimentos, não é tão fácil, por isto, abaixo sugerimos alguns alimentos que são gostosos, práticos e vão te ajudar a ter uma vida leve e alegre.

Quais comidas podem ajudar no meu bem-estar emocional?

A dieta da felicidade inclui alimentos ricos em triptofano, que é um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B3, a niacinamida e o magnésio para produzir a serotonina, um importante neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do humor e do sono.

Além disso, devemos consumir alimentos contendo tirosina, que é um aminoácido não-essencial (ou seja, é produzido pelo organismo a partir de outro aminoácido, a fenilalanina), que também influencia no seu bem-estar emocional, porque, quando chega ao cérebro torna-se percussora de alguns neurotransmissores, como dopamina, noradrenalina e adrenalina, sendo considerada parte importante do sistema nervoso. Pode ser encontrada em peixes, abacates, nozes, ovos e/ou em suplementos nutricionais – quem diria, não é?

E há aqueles que podem contribuir com a tristeza: como refrigerante e produtos industrializados. Sabe aquela coisa de afogar as mágoas comendo? ‘Descontar’ em nossa alimentação não é muito indicado, só vai piorar!

Vamos ser mais específicos, estes alimentos são saudáveis, práticos e ajudam no seu bem-estar emocional:

  • Óleo de linhaça

A linhaça é ótima fonte de ômega-3 e 6, um ácido graxo importante para o bom funcionamento cerebral. Ainda, tem inúmeros benefícios por ser rica em fibras, ajudando a controlar diabetes e inflamações. Você pode consumir a linhaça nas vitaminas e até mesmo, misturar quando estiver preparando um omelete!

  • Chocolate

Sim, o polêmico (mas, gostoso) chocolate! Na verdade, ele é originário do cacau. A composição do fruto potencializa efeitos antioxidantes e promovem boa circulação sanguínea. Diversas pesquisas citam os efeitos positivos sobre a memória, cognição, atenção, até reduz o risco de doença cardíaca e claro, é sinônimo de felicidade. Mas, aqui vai uma dica: prefira os meio amargos ; )

  • Peixe

Peixes como o salmão, atum, sardinha e cavalinha são ricos em óleos naturais que contém EPA e DHA e devem estar presentes no seu hábito alimentar. Além de serem fontes de fósforo, um nutriente importante para o cérebro, ajudam a diminuir as alterações de humor. Para quem precisa, contribuí no tratamento para distúrbio bipolar.

  • Whey Protein

Quem diria! Mas ele não serve só para ajudar a ganhar massa muscular, ele aumenta o plasma Trp-LNNA, que aumenta a serotonina no cérebro.

  • Banana

A fruta básica, da qual todo mundo gosta! São ricas em triptofano e excelente para aumentar a serotonina. Que tal fazer uma mistura delas com Whey Protein?

  • Ovo

Ele tem muitas utilidades e benefícios, inclusive impactar o seu humor! São ricos em ômega 3 e ótimos para aumentar a serotonina. Além de ter o tal do ‘colesterol bom’, ajuda aumentar a testosterona e consequentemente o bom-humor.

  • Vegetais com folhas escuras

São ricos em ácido fólico, concentrando um mix de susbtâncias amigas do sistema nervoso. O Espinafre merece um destaque, pois fornece bastante luteína, que ajuda a dar uma turbinada na sua saúde cerebral.

  • Laranja

Todos sabem que a laranja é uma das melhores fontes de Vitamina C – com ela vem a energia e a vontade de fazer suas coisas favoritas. Seja ir no bar com os amigos ou fazer trilha.

  • Fígado ou soja

Quem diria, não é? Ambos possuem Colina e Lecitina, excelentes para evitar oscilações de humor!

A comida quando ingerida com equilíbrio só te faz bem!

Na verdade é a falta ou excesso dela que faz – equilíbrio é tudo! Os cientistas já sabem há muito tempo que a fome diminui os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina – basicamente os responsáveis pela sensação de bem-estar e bom-humor. E o excesso, trás uma sensação de morbidade e letargia.

Comer é uma delícia! Até o chocolate pode fazer bem em quantidades moderadas. Alguns estudos falam em 30 ou 40 gramas por dia do tipo amargo. Então, porque não dar algumas mordidas e sorrir?

Apenas alimentação é o suficiente?

Como dissemos, é importante, mas não é tudo. Precisamos incluirmos algo fundamental em nosso dia a dia que não é comida, porque alimenta a Alma. Esteja sempre consciente e pratique boas atitudes:

  • Ao acordar, tenha uma rotina matinal saudável, mentalize o seu dia em silêncio, depois passe a fazer afirmações positivas, visualize o que você gostaria de realizar e tente fazer um exercício físio;
  • Pratique o mindfulness no seu dia a dia – uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática adaptada para o Ocidente. Concentrar-se no presente – a vida é agora! Com fé ou sem, a meditação é capaz de diminuir dores crônicas e pressão arterial, manter o cérebro jovem, evitando crises de ansiedade e depressão. Vale a pena tentar!
  • Observe seus pensamentos, pois eles comandam nossas ações – o pensamento positivo garante um bom rendimento em várias áreas da sua vida, retornando coisas boas para você (acredite, isto se torna um círculo virtuoso)!
  • Escolha uma atividade física que você gosta – o importante é movimentar-se, porque vai te encher de vida! Toda atividade produz serotonina e te ajuda a aliviar o estresse, aumentando o seu bem-estar físico e emocional!

O dicionário define bem a Felicidade: ‘qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.’ A sua alimentação, pensamentos e ações, certamente vão te deixar bem e feliz, com uma pitadinha de dedicação, com certeza irá conseguir (se já não conseguiu!). Divirta-se com toda a sua energia e sorria cada vez mais.

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