Intoxicação por Produtos de Limpeza Acontece e é Real - TRUH. Potentes e Sustentáveis

Intoxicação por Produtos de Limpeza Acontece e é Real

Intoxicação por Produtos de Limpeza Acontece e é Real

Intoxicação-por-Produtos-de-Limpeza-Acontece-e-é-Real

Apesar da limpeza da casa estar relacionada diretamente com uma melhor qualidade de vida, inclusive, dos cuidados com a saúde, vale lembrar que dependendo do produto utilizado, o resultado pode ser o oposto.

Os produtos utilizados para a limpeza da casa estão como a segunda maior causa de intoxicação em ambientes domésticos, perdendo apenas para os remédios.

Esta toxidade se deve ao fato destes produtos possuírem componentes químicos agressivos, visando uma limpeza mais rápida e profunda.

A Anvisa divulgou Nota Técnica (NT) 11/2020 alertando a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação. Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril de 2020 os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) receberam 1.540 registros de intoxicação por produtos de limpeza, um aumento de 23.3% em relação ao mesmo período de 2019. No que se refere as crianças, foram registrados 1.940 casos, um aumento de 6.01%!

Priorizar produtos com componentes naturais na hora da limpeza pode evitar problemas de intoxicação

Diante disto, buscar alternativas mais naturais vem sendo a melhor opção para quem preza pela saúde, inclusive, pela preservação do meio ambiente; já que esta solução também não agride o planeta como as outras opções mais convencionais.

Para saber como evitar os problemas de intoxicação, inclusive, as novas alternativas que podem ser utilizadas para garantir uma limpeza efetiva sem prejudicar a saúde e o ambiente, confira abaixo as principais dicas que farão toda a diferença no aspecto e qualidade do seu lar.

Como ocorre a intoxicação por produtos de limpeza?

Há várias formas de se intoxicar com os produtos de limpeza. Excesso de inalação, contato com regiões sensíveis como os olhos e até ingestão.

  1. Inalação

Sabe aqueles produtos que prometem uma ação mais rápida e profunda? Fuja deles! Eles são os que mais possuem componentes químicos agressivos e podem exalar gases prejudiciais durante sua utilização, tais como o formaldeído, hidrocarboneto, amoníaco, entre outros.

Utilizá-los em um local sem circulação de ar pode intensificar a inalação desses gases, provocando até desmaios.

  1. Contato com vias respiratórias e olhos

Já o contato com regiões sensíveis é bem comum, principalmente ao espirrar ou borrifar determinada solução. Caso isso aconteça, lava imediatamente a área com água corrente e caso seja necessário, procure uma ajude médica.

  1. Ingestão

A ingestão acidental ou proposital traz inúmeras consequências graves para os órgãos internos, muitas até irreversíveis resultando na morte. Lavagens e até cirurgias acabam sendo as alternativas para esta forma de intoxicação.

  1. Misturas perigosas

Outro fator que pode causar graves problemas é a mistura de alguns produtos. Um exemplo é a combinação da água sanitária com uma substância à base de amoníaco, que gera uma pequena explosão, ocasionando em queimaduras e até cegueira.

Quais os principais sintomas da intoxicação por produto de limpeza?

As reações adversas aos produtos de limpeza podem ser classificadas desde superficiais à graves.

Na maioria das vezes ocorre de forma instantânea, mas vale lembrar, que existem efeitos acumulativos, especialmente, para aqueles que manipulam diariamente essas substâncias.

Entre os principais sintomas, podemos destacar:

  • Enjoo
  • Dor de cabeça
  • Vomito
  • Tosse
  • Ardência nos olhos
  • Erupções na pele
  • Dificuldade de respirar
  • Tontura

Caso sinta algum destes sintomas ao manipular os produtos de limpeza, pare imediatamente e busque um ambiente arejado. Se os mesmos persistirem ou intensificarem, procure um profissional da saúde.

Como evitar a intoxicação por produtos de limpeza?

A principal dica para evitar a intoxicação por produtos de limpeza pode ser utilizada para diversas outras escolhas do dia a dia: opte sempre pelo natural.

Hoje em dia, já há alternativas de produtos de limpeza no mercado, que substituem os componentes químicos pelos naturais, como é o caso da TRUH.

A TRUH. tem uma linha de produtos de limpeza naturais feitos a base de plantas.

Além de não prejudicarem a saúde, seja pela inalação ou contato mais direto, esses produtos também não agridem o Meio Ambiente.

Apesar de serem naturais, a limpeza efetiva é a principal proposta dessa linha, que visa proporcionar meios cada vez mais sustentáveis e biocompatíveis para seu público.

Vale destacar também outras ações que certamente ajudarão a amenizar o risco de intoxicação pelos produtos de limpeza, além de tornar o ambiente mais limpo, agradável e seguro.

  1. Acondicione os produtos de limpeza em locais fora do alcance de crianças e animais. Se possível, evite deixá-los na cozinha próximo do fogão ou geladeira.
  2. Fuja dos produtos de limpeza industriais que prometem uma ação rápida ou profunda, eles geralmente possuem agentes químicos muito agressivos.
  3. Opte sempre por produtos de limpeza com componentes naturais.
  4. Ao limpar a casa, garanta a circulação do ar pelo ambiente, deixando as janelas e portas abertas. Até a ventilação artificial pode ajudar durante esse processo.
  5. Utilize luvas e máscara durante a limpeza, isso reforça a prevenção da inalação e contato com regiões mais sensíveis.

Há também quem prefira investir em receitinhas caseiras com o uso de bicarbonato, vinagre e suco de limão, apesar dessas opções serem melhores para a saúde em comparação aos produtos industriais, o cheiro pode ser um ponto negativo, visto que muitas vezes pode ser incomodo ou deixar a desejar.

Por isso optar pelos produtos de limpeza com base natural, como os da TRUH.; é o mais indicado e efetivo para satisfazer todos os quesitos, desde a qualidade da higienização, aroma e principalmente os efeitos para com a saúde.

Dica extra: Os principais produtos para uma limpeza doméstica efetiva

Na hora de escolher os produtos de limpeza para utilizar no dia a dia ou durante as faxinas, há uma variedade de marcas e tipos que podem deixar qualquer consumidor confuso.

Pensando nisso, separamos dois tipos, classificados como os básicos essenciais, que certamente farão a diferença na higienização do seu lar.

  • Multiuso Natural: assim como seu próprio nome já diz, um produto multiuso pode ser utilizado na limpeza de vários ambientes, superfícies e objetos. Ele substitui aquele amontoado de produtos, que geralmente ocupam espaço e fazem sempre o mesmo papel. Pisos, mármores, inox, vidros e cerâmicas podem ser higienizados com este tipo de produto com muita praticidade e eficiência.
  • Lava Louças natural: Um produto que utilizamos todos os dias nos cuidados com a casa é o sabão lava louças. Além das louças, vale lembrar que este produto pode ser utilizado com muita eficiência na lavagem de pisos e superfícies em mármore, vidro ou cerâmica.

Notou como não precisamos de muita coisa para garantir uma limpeza de qualidade e o que é melhor, preservando nossa saúde e o Meio Ambiente?!

Sem exageros, buscando cada vez mais alternativas sustentáveis vamos garantir mudanças positivas no planeta, por isso, analisar nossas escolhas, desde a origem dos produtos utilizados ao seu descarte ainda é o melhor caminho.

Não tem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite e pressione "Enter" para pesquisar

Sua compra

Nenhum produto no carrinho.