Apesar da limpeza da casa estar relacionada diretamente com uma melhor qualidade de vida, inclusive, dos cuidados com a saúde, vale lembrar que dependendo do produto utilizado, o resultado pode ser o oposto.
Os produtos utilizados para a limpeza da casa estão como a segunda maior causa de intoxicação em ambientes domésticos, perdendo apenas para os remédios.
Esta toxidade se deve ao fato destes produtos possuírem componentes químicos agressivos, visando uma limpeza mais rápida e profunda.
A Anvisa divulgou Nota Técnica (NT) 11/2020 alertando a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação. Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril de 2020 os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) receberam 1.540 registros de intoxicação por produtos de limpeza, um aumento de 23.3% em relação ao mesmo período de 2019. No que se refere as crianças, foram registrados 1.940 casos, um aumento de 6.01%!
Priorizar produtos com componentes naturais na hora da limpeza pode evitar problemas de intoxicação
Diante disto, buscar alternativas mais naturais vem sendo a melhor opção para quem preza pela saúde, inclusive, pela preservação do meio ambiente; já que esta solução também não agride o planeta como as outras opções mais convencionais.
Para saber como evitar os problemas de intoxicação, inclusive, as novas alternativas que podem ser utilizadas para garantir uma limpeza efetiva sem prejudicar a saúde e o ambiente, confira abaixo as principais dicas que farão toda a diferença no aspecto e qualidade do seu lar.
Como ocorre a intoxicação por produtos de limpeza?
Há várias formas de se intoxicar com os produtos de limpeza. Excesso de inalação, contato com regiões sensíveis como os olhos e até ingestão.
- Inalação
Sabe aqueles produtos que prometem uma ação mais rápida e profunda? Fuja deles! Eles são os que mais possuem componentes químicos agressivos e podem exalar gases prejudiciais durante sua utilização, tais como o formaldeído, hidrocarboneto, amoníaco, entre outros.
Utilizá-los em um local sem circulação de ar pode intensificar a inalação desses gases, provocando até desmaios.
- Contato com vias respiratórias e olhos
Já o contato com regiões sensíveis é bem comum, principalmente ao espirrar ou borrifar determinada solução. Caso isso aconteça, lava imediatamente a área com água corrente e caso seja necessário, procure uma ajude médica.
- Ingestão
A ingestão acidental ou proposital traz inúmeras consequências graves para os órgãos internos, muitas até irreversíveis resultando na morte. Lavagens e até cirurgias acabam sendo as alternativas para esta forma de intoxicação.
- Misturas perigosas
Outro fator que pode causar graves problemas é a mistura de alguns produtos. Um exemplo é a combinação da água sanitária com uma substância à base de amoníaco, que gera uma pequena explosão, ocasionando em queimaduras e até cegueira.
Quais os principais sintomas da intoxicação por produto de limpeza?
As reações adversas aos produtos de limpeza podem ser classificadas desde superficiais à graves.
Na maioria das vezes ocorre de forma instantânea, mas vale lembrar, que existem efeitos acumulativos, especialmente, para aqueles que manipulam diariamente essas substâncias.
Entre os principais sintomas, podemos destacar:
- Enjoo
- Dor de cabeça
- Vomito
- Tosse
- Ardência nos olhos
- Erupções na pele
- Dificuldade de respirar
- Tontura
Caso sinta algum destes sintomas ao manipular os produtos de limpeza, pare imediatamente e busque um ambiente arejado. Se os mesmos persistirem ou intensificarem, procure um profissional da saúde.
Como evitar a intoxicação por produtos de limpeza?
A principal dica para evitar a intoxicação por produtos de limpeza pode ser utilizada para diversas outras escolhas do dia a dia: opte sempre pelo natural.
Hoje em dia, já há alternativas de produtos de limpeza no mercado, que substituem os componentes químicos pelos naturais, como é o caso da TRUH.
A TRUH. tem uma linha de produtos de limpeza naturais feitos a base de plantas.
Além de não prejudicarem a saúde, seja pela inalação ou contato mais direto, esses produtos também não agridem o Meio Ambiente.
Apesar de serem naturais, a limpeza efetiva é a principal proposta dessa linha, que visa proporcionar meios cada vez mais sustentáveis e biocompatíveis para seu público.
Vale destacar também outras ações que certamente ajudarão a amenizar o risco de intoxicação pelos produtos de limpeza, além de tornar o ambiente mais limpo, agradável e seguro.
- Acondicione os produtos de limpeza em locais fora do alcance de crianças e animais. Se possível, evite deixá-los na cozinha próximo do fogão ou geladeira.
- Fuja dos produtos de limpeza industriais que prometem uma ação rápida ou profunda, eles geralmente possuem agentes químicos muito agressivos.
- Opte sempre por produtos de limpeza com componentes naturais.
- Ao limpar a casa, garanta a circulação do ar pelo ambiente, deixando as janelas e portas abertas. Até a ventilação artificial pode ajudar durante esse processo.
- Utilize luvas e máscara durante a limpeza, isso reforça a prevenção da inalação e contato com regiões mais sensíveis.
Há também quem prefira investir em receitinhas caseiras com o uso de bicarbonato, vinagre e suco de limão, apesar dessas opções serem melhores para a saúde em comparação aos produtos industriais, o cheiro pode ser um ponto negativo, visto que muitas vezes pode ser incomodo ou deixar a desejar.
Por isso optar pelos produtos de limpeza com base natural, como os da TRUH.; é o mais indicado e efetivo para satisfazer todos os quesitos, desde a qualidade da higienização, aroma e principalmente os efeitos para com a saúde.
Dica extra: Os principais produtos para uma limpeza doméstica efetiva
Na hora de escolher os produtos de limpeza para utilizar no dia a dia ou durante as faxinas, há uma variedade de marcas e tipos que podem deixar qualquer consumidor confuso.
Pensando nisso, separamos dois tipos, classificados como os básicos essenciais, que certamente farão a diferença na higienização do seu lar.
- Multiuso Natural: assim como seu próprio nome já diz, um produto multiuso pode ser utilizado na limpeza de vários ambientes, superfícies e objetos. Ele substitui aquele amontoado de produtos, que geralmente ocupam espaço e fazem sempre o mesmo papel. Pisos, mármores, inox, vidros e cerâmicas podem ser higienizados com este tipo de produto com muita praticidade e eficiência.
- Lava Louças natural: Um produto que utilizamos todos os dias nos cuidados com a casa é o sabão lava louças. Além das louças, vale lembrar que este produto pode ser utilizado com muita eficiência na lavagem de pisos e superfícies em mármore, vidro ou cerâmica.
Notou como não precisamos de muita coisa para garantir uma limpeza de qualidade e o que é melhor, preservando nossa saúde e o Meio Ambiente?!
Sem exageros, buscando cada vez mais alternativas sustentáveis vamos garantir mudanças positivas no planeta, por isso, analisar nossas escolhas, desde a origem dos produtos utilizados ao seu descarte ainda é o melhor caminho.