Atualmente a mudança climática é algo real e vai muito além do aquecimento global. Neste termo as mudanças climáticas abrangem muitos pontos, desde a temperatura, intensidade das chuvas, eventos climáticos extremos, como os furacões e as constantes ondas de calor.

Não existe dúvida que todas estas mudanças tem relação com a atividade humana, consequentemente, estima-se que estas alterações tragam um impacto drástico para a população.

Em vista disso, vale citar o documentário “Seremos História” (Before the Flood) que aborda todas estas questões, principalmente pelo aquecimento rápido, induzido pelo homem, devido à estabilidade climática do planeta. Acompanhe.

Documentário questiona como todos são responsáveis pelas mudanças climáticas

Cada vez mais é necessário ter uma conscientização e seguir com mudanças em meio as questões globais. O filme, bastante didático, aborda os principais problemas ambientais e atuais.

Seguindo esta linha, o documentário traz grandes temas como:

Além dos citados acima, outros pontos são discutidos trazendo opiniões de especialistas. O filme, todo conduzido pelo Leonardo DiCaprio, mostra sua jornada em meio a paisagens naturais magníficas, todas, vítimas da ação humana. Nesta peregrinação é visto os impactos ambientais sofridos no Polo Norte e nas florestas da Indonésia. Além disso, Estados Unidos, Índia e China também estão presentes, com imagens da exploração de combustíveis fósseis.

O mérito do documentário é dar atenção para as atividades que são prejudiciais à saúde do planeta, como a energia fóssil, a partir do carvão e petróleo. Outro exemplo, é a destruição das florestas tropicais para produzir óleo palma (composto presente em vários produtos do mercado) na qual faz com que populações inteiras de animais sejam sacrificados.

Ainda, DiCaprio mostra como a criação de gado para abate também interfere no aquecimento do planeta, contribui para desmatamento e a emissão de gás metano.

Com isto, o ator alerta que “A ciência é certa, o futuro não”, assim o espectador pode acompanhar opiniões de diversas pessoas, como o presidente dos EUA, Barack Obama, o Papa Francisco e até o empresário Elon Musk. DiCaprio também conversa com pesquisadores da Nasa, cientistas climáticos, conservacionistas, líderes comunitários e ativistas.

O filme de 90 minutos, transmite para o espectador todos os danos causados pela mudança climática irreversível, com o derretimento de geleiras e cidades que sofreram por inundações.

No geral os problemas são diversos, além dos citados acima, outros também podem ser pontuados no futuro como:

Todos estes fatores são decorrentes aos eventos climáticos extremos, lembrando que os países pobres não estão prontos para lidar com estas mudanças bruscas.

No entanto, o principal ponto de “Before The Flood” não é convencer o espectador sobre a mudança climática. O seu objetivo é fazer com que o espectador reflita e entenda até onde estamos indo pelo caminho errado. Ou seja, a mudança deve partir também de ações individuais, e lembrar até que ponto estamos cientes desta urgência e quais ações precisam ser feitas para reverter a situação.

A questão é, o que deve ser feito para ter o equilíbrio?

Como combater as mudanças climáticas?

Em meio a estes questionamentos o principal é agir para desacelerar as mudanças climáticas. Mas para isto é preciso mudar radicalmente o comportamento humano. Ou seja, vale analisar o modelo econômico atual, seja no transporte, consumo entre outros setores. Nesse contexto, pode ser preciso investir em outro tipo de infra estrutura energética. No final de contas, a maioria das pessoas acaba reticentes quando é falado da necessidade de diminuir o consumo.

Citando o documentário, o filme ressalta como estamos acostumados com este modelo econômico e como existe resistência em sair da zona de conforto. Esta visão de compartilhar a culpa, faz com que as pessoas enxerguem a importância de encontrar soluções para este cenário. A ideia de causar incômodo e transparecer como todos são culpados, faz refletir como a sociedade precisa agir rápido.

Ações para empresas e instituições públicas contra as mudanças climáticas

Para quem deseja se integrar mais sobre os impactos negativos das mudanças climáticas, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta programas de Certificação para empresas e Instituições públicas para licitações sustentáveis. Com isto é possível ter conhecimento de quais produtos impactam menos o ambiente, e quais diretrizes as empresas precisam seguir para deixar sua produção limpa e adequada.

Os principais programas são:

Verificação de inventário de gases de efeito estufa (GEE)

Este inventário é obrigatório em setores do Rio de Janeiro e em alguns outros estados. Na verificação também pontua a plataforma do “Carbon Disclosure Program” (CDP), além de constituir numa ferramenta administrativa.  Acesse aqui, para ver quais guias metodológicos que as empresas precisam seguir para fazer inventário de GEE.

Rotulagem ambiental

Esta certificação tem a base de requisitos ambientais em um produto ou serviço que possui um impacto ambiental reduzido. Esta certificação segue como referência em licitações públicas.

A ABNT oferece gratuitamente quais os procedimentos devem ser feitos para ter a certificação com o Rótulo Ecológico ABNT. Para mais informações, acesse aqui.

Pegada de carbono

Esta é a quantidade total de gases de efeito estufa que deve ser emitida de modo direto ou indireto em um produto. Isto é válido desde a sua extração de matérias primas até seu descarte final. Para mais informações acesse aqui.

Sobre Seremos História (Before the flood)

Lançado no dia 30 de outubro de 2016, Before the flood foi produzido em três anos. O ator Leonardo DiCaprio traz uma narrativa para provar a gravidade dos efeitos da mudança climática.

No documentário DiCaprio é guiado pela curiosidade e preocupação, além de cumprir seu papel de Mensageiro da Paz para Mudanças Climáticas definido pela (nomeado em 2014 pela ONU). No projeto o ator utiliza suas experiência e maturidade profissional para falar sobre o aquecimento global.

“Dirigido por Fisher Stevens, Before The Flood captura uma jornada pessoal de três anos do vencedor do Oscar de Melhor Ator e Mensageiro da Paz da ONU, Leonardo DiCaprio, entrevistando indivíduos de todas as facetas da sociedade em nações desenvolvidas ou em desenvolvimento. Essas pessoas fornecem visões únicas, apaixonadas e pragmáticas sobre o que precisa ser feito hoje e no futuro para prevenir um fim catastrófico da vida no nosso planeta.”

Todo o projeto segue com foco nas mudanças climáticas no ecossistema das várias regiões do globo, até mesmo os residentes. Para quem deseja mais informações sobre o documentário pode acessar o seu site oficial, aqui.

Link trailer oficial:https://youtu.be/D9xFFyUOpXo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *