Normalmente, nessa época do ano, nossa cabeça dá um salto pro futuro: sorteio de Amigo Secreto, o presente das crianças, procurar na gaveta a receita da famosa torta de nozes da vovó para a ceia de Natal, a roupa branca, as férias, quem sabe sete ondas… um recomeço.

Mas que recomeço será esse?

O ano de 2020 não teve uma delimitação muito clara de começo e meio. Então será que vai ter fim? Ou será que vai ter só um eterno meio? Será que depois de pularmos sete ondas, as coisas vão voltar a fazer sentido? Será que fazer sentido significa manter o status quo e deixar nossa zona de conforto inabalada?

Talvez não. Talvez 2020 seja o ano da mudança. A grande chance de olhar para situações através de ângulos diferentes. Não necessariamente começando do zero, mas ressignificando, ou transformando, o que já existe em nossa vida.

O que gostaríamos de ressignificar em 2021?

Em tempos de tantas perdas, de tanto medo, tantas dores, atribuir novos significados às situações complexas é sobreviver. Mas sobreviver de forma feliz! Então vamos juntos pensar no que gostaríamos de ressignificar em 2021? Quais foram as experiências ruins e os pontos de sua vida que estão atrapalhando seu dia a dia e que talvez você possa desenvolver de outra forma a partir de hoje? Quais são as situações que acontecem frequentemente em sua vida, e que você gostaria de se posicionar de forma distinta para obter resultados mais leves, mais harmoniosos?

Quais os benefícios?

Quando uma pessoa escolhe ressignificar algo em sua vida, ela está escolhendo transformar uma experiência negativa em algo positivo. Não estamos sugerindo aqui que se adote um estilo Polyana de viver. Mas buscar oportunidades de aprendizado em situações difíceis que vivemos, e modificar o que não estava trazendo resultados positivos para nossa evolução.

A vida é um jogo de perdas e ganhos, vitórias e derrotas. Ressignificar, ou transformar perdas e derrotas em melhoria, é o que diferencia os seres humanos. Ou você se posiciona diante de perdas e dificuldades como vítima, e se lamenta, ou você procura entender o que pode ser feito daqui pra frente para que sua vida seja replete de ganhos e momentos felizes.

Encontrar força e motivação nas adversidades nos torna mais potentes. Traz leveza para nossa vida. E nos mostra que dá pra encontrar luz no fim de quase qualquer túnel.

Como Podemos fazer isso?

Primeiro, respeite o que já passou e que te causou sofrimento. Olhar para trás é importante para que possamos olhar para frente. Não sinta culpa pela forma que você agiu nessas situações adversas. Se perdoar é uma bela atitude. Transforme suas dores em aprendizado. Ria de si mesmo. Assuma um papel de agente de sua vida, jamais de vítima das circunstâncias. Modifique seu posicionamento e até sua forma de reagir sem pensar, de for o caso. Busque motivações exteriores e dentro do seu coração. E NUNCA DUVIDE DE SUA CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO E DO SEU PODER DE CRESCIMENTO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *